Sem suporte a WebGL!
Seu navegador precisa estar com WebGL ativo para ver as aplicações. Abaixo segue uma lista de navegadores suportados com suas respectivas versões.
Internet Explorer
11+
Firefox
31+
Chrome
36+
Histórico
ASTRO(1987-2015)
Em 1987 foi publicado um trabalho na série "Publicação Especial" do Observatório Nacional que consistia de um conjunto de subprogramas básicos de astronomia (transformação de coordenadas, precessão, nutação, tempo sideral, etc.), para serem utilizados por toda comunidade astronômica em seus programas científicos. O trabalho teve como objetivo desenvolver, organizar e disponibilizar um conjunto de sub-rotinas, de interesse comum às várias áreas da astronomia, escritas na linguagem de programação FORTRAN, para auxiliar e minimizar o tempo de pesquisadores e alunos.
Naquela época o pacote foi desenvolvido com o apoio do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq), com a participação do estudante Filipe de Moraes Paiva. Da mesma forma, na atualidade, o CNPq, por meio do seu Programa de Capacitação Institucional - PCI, concedeu uma bolsa ao estudante Caio Siqueira da Silva para que, entre outros projetos a serem desenvolvidos, fosse criada uma nova versão do ASTRO. Portanto, o Observatório Nacional além de cumprir o seu papel de capacitar e formar profissionais nas suas áreas de atuação, disponibiliza os trabalhos que são desenvolvidos na instituição para toda a sociedade.
Vinte e oito anos depois este pacote foi redesenhado e disponibilizado, com os mesmos objetivos, mas, agora, aberto a toda a sociedade interessada em Astronomia. O propósito foi o de atualizar este software da maneira mais adequada a época atual em que grande parte da população brasileira tem acesso à Internet. Também torna-lo mais interativo e principalmente, mais educativo.
A nova versão foi reescrita em C, JAVA e HTML, com visualização em 3D dinâmico e texto explicativo com uma linguagem simples. Está disponível na página institucional do Observatório Nacional e conta com recursos MOBILE para ser acessada como aplicativo web para os diversos dispositivos móveis, que operam com o sistema Android ou iOS, criando assim uma moderna ferramenta. Um importante aspecto desta nova versão é a sua versatilidade e inovação.
ANTIGO ASTRO
O pacote Astro original foi desenvolvido para ser utilizado em um sistema que possuía interface de linha de comando. Sua interface era baseada na impressão de texto no console, no formato de opções que eram acessados por leitura de dígitos do teclado.
NOVO ASTRO
O objetivo principal da atualização do ASTRO foi a de tornar suas funcionalidades acessíveis a partir de um website, uma biblioteca Javascript e também acessíveis por meio de dispositivos móveis que tenham sistema Android ou iOS. Esse tipo de distribuição foi escolhido devido ao resultado em 2014 do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br) constatando que exatos 51% da população brasileira, 85,9 milhões de pessoas, têm acesso à internet.
A partir das rotinas do ASTRO é possível construir outros aplicativos. Disponibilizamos, dentro do pacote, três programas exemplo que determinam o Nascer, Passagem Meridiana e Ocaso do Sol para as coordenadas geográficas do observador. Outro exercício clássico apresentado é a determinação das fases da Lua, com a visualização do nascer e ocaso e a previsão dos eclipses solares e lunares.
O Observatório Nacional entende que a educação científica e tecnológica deve ser mantida acessível a todos os níveis da sociedade e a todo instante. A popularização da ciência e a difusão do conhecimento científico e tecnológico são fatores fundamentais para a construção de uma sociedade justa e participativa.
Créditos
Dicas de Uso
O pacote ASTRO foi desenvolvido com ferramentas modernas para tornar sua funcionalidade amigável e intuitiva a partir de um website, uma biblioteca Javascript e também acessíveis por meio de dispositivos móveis que tenham sistema Android ou iOS.
Um dos principais objetivos desse pacote é o de torná-lo explorável, onde o usuário poderá simular e experimentar novos parâmetros para testar seus conhecimentos.
Algumas características do programa:
- Funciona a partir de um website, não sendo necessário fazer download, não ocupando assim espaço no computador do usuário.
- Acessível por meio de dispositivos móveis que tenham sistema Android ou iOS.
- As coordenadas geográficas são capturadas automaticamente do computador ou a partir da entrada dos dados manualmente ou escolhidas a partir de uma lista (busca textual).
- Visualização do fenômeno, evitando assim longas tabelas e listas numéricas.
Os botões do mouse são fundamentais na manipulação da tela. O seu uso é intuitivo e logo o usuário percebe como utiliza-lo dentro do programa.