A função do espaço de divulgação da ciência "Antares Kleber Grijó de Oliveira", com uma área de 60m2, é a de manter exposições permanentes que atendam o público infanto-juvenil com experimentos de divulgação científica desenvolvidos pela equipe da Divisão de Atividades Educacionais (DAED) do Observatório Nacional e colaboradores.
O diferencial deste espaço é que ele permite que outras instituições parceiras, que desenvolvem igualmente um trabalho de difusão da ciência, possam utilizar este local, por um determinado tempo, para expor os seus trabalhos. Pode-se citar algumas delas, tais como o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Agência Espacial Brasileira (AEB), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), Museu Nacional (UFRJ), entre outras.
O espaço também pode ser utilizado por pesquisadores ou grupos de pesquisa do Observatório Nacional e dos outros institutos citados que queiram divulgar o seu trabalho para o público.
Este espaço é particularmente importante para a história da ciência e tecnologia brasileira, pois trata-se da antiga Sala da Hora, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que no passado abrigava as pêndulas utilizadas para medir intervalos de tempo e distribuir sinais horários. Com o tempo, este espaço passou a hospedar osciladores de quartzo e finalmente os padrões atômicos que continuaram a disseminar, com maior precisão, a Hora Legal Brasileira. Portanto, além da exposição, o visitante também pode conhecer a história desse local e o trabalho ali realizado.
Finalmente, o espaço tem a infraestrutura necessária e suficiente para receber exposições de divulgação da ciência, pois possui entrada independente, com acessibilidade para o público, climatização, rede WiFi livre, sistema de iluminação direcional, desktops, TV de grande porte, Datashow, etc.
Os experimentos propostos têm como objetivo facilitar o entendimento de conceitos astronômicos e geofísicos. O desenvolvimento e elaboração desses experimentos são coordenados e realizados pelos pesquisadores e técnicos da Divisão de Atividades Educacionais do Observatório Nacional. As experiências, assim como o material impresso, abordam de forma simples e muito ilustrada os conceitos dessas duas áreas da ciência que fazem parte do quotidiano do homem.
Montagem de telescópio Galileano, Newtoniano e Cassegrain
Montagem de telescópiosRobLu, robô buscador de luz
Demonstração de conceitos da robóticaEfeito Fotoelétrico de Einstein
Interação da luz com elementos fotossensíveisTotem Omnidirecional
Pseudo-holograma interativoAs estrelas são Plasma
O quarto estado da matériaMonte o Pão de Açúcar
Quebra-cabeças 3DProvoque um Terremoto
Simulador cinéticoRelógio de Sol
Inovação e aprimoramento de um relógio de sol