Para obter informações de como utilizar este software, faça um Tour Guiado.
Tomamos como exemplo as coordenadas de Alpha Centauri (ascensão reta (α)=14h 39m 37s e declinação (δ)=-60° 50' 02").
O Equador Celeste ou de referência, utilizado neste programa, é o da época 1 de janeiro de 2000 às 12h, também conhecido como J2000.
Permite inserir a Ascensão Reta de um corpo celeste e a Longitude Local. Com esses parâmetros visualiza-se o Ângulo Horário, Tempo Sideral Local e para o Meridiano de Greenwich.
Ao clicar em algum desses botões a ação é realizada. O botão muda o tom de sua cor quando é acionado. Para fins didáticos e de percepção de cada movimento, pode-se ligar e desligar individualmente cada botão ou fazer uma combinação deles. Assim os movimentos podem ser melhor explorados e compreendidos.
No caso do Ângulo Horário o botão Rotação é que permitirá a sua visualização de seu incremento com o passar do movimento (a haste do Ângulo Horário marca o seu valor no círculo interno de números).
O botão Rotação também permite visualizar o incremento do Tempo Sideral (Local e em Greenwich) com o passar do movimento (suas hastes respectivas marcam o seu valor no círculo externo de números).
Este botão permite visualizar os movimentos em diversas velocidades. Note que os movimentos não obedecem a uma escala real, mas sim àquela estabelecida pelo usuário.
No caso do Ângulo Horário o intervalo de velocidade foi estendido até 50 para que os outros movimentos de Nutação, Precessão e Translação sejam percebidos.
Os resultados são mostrados no canto superior esquerdo da tela.
Alguns navegadores possuem o recurso de exibir o programa em tela cheia. Para visualizar o programa nesse modo, utilize a tecla F11 do teclado.
Este sistema de coordenadas utiliza como plano fundamental ou de referência o Equador Celeste. A coordenada a ser determinada ao longo do equador é o ângulo horário (H) e a declinação (δ).
Um ângulo horário de 0 horas indica que o astro se encontra exatamente sobre o meridiano do lugar.
Ângulo Horário (H) é medido sobre o equador celeste, com origem no meridiano local e fim no meridiano do astro. Varia entre -12h e +12h. Quando o astro está a Leste, o sinal é negativo. Quando o astro está a Oeste, o sinal é positivo.
Declinação (δ), ângulo medido sobre o meridiano do astro, com origem no equador celeste e fim no astro. A declinação varia entre -90° e +90°.
É definido como o ângulo horário, medido em horas, do ponto vernal até uma determinada longitude local (Observador). O Tempo Sideral auxilia nas observações dos corpos celestes, determinando quando o astro irá passar no meridiano local.
Ponto Vernal ou Ponto de Áries ou Ponto Gama (γ) é o ponto de interseção entre o plano do equador celeste e o plano da órbita do Sol (Plano da Eclíptica).