Bem-Vindo ao ASTRO

Para obter informações de como utilizar este software, faça um Tour Guiado.

Dicas de Uso

Sistema Horizontal de Coordenadas

Para exemplificar, usamos as coordenadas de Antares (ascensão reta (α)=16h 29m 25s e declinação (δ)=-26° 25' 55"), estrela gigante vermelha localizada na constelação de Escorpião, 883 vezes maior que o Sol.

O Equador Celeste ou de referência, utilizado neste programa, é o da época 1 de janeiro de 2000 às 12h, também conhecido como J2000.

Saiba mais em:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Antares

Botões de Tela

Permite inserir, para visualizar ou determinar, as Coordenadas Horizontais a partir de outros sistemas de coordenadas: Eclíptico, Equatorial, Galáctico e Supergaláctico.

Ao clicar em algum desses botões a ação é realizada. O botão muda o tom de sua cor quando é acionado. Para fins didáticos e de percepção de cada movimento, pode-se ligar e desligar individualmente cada botão ou fazer uma combinação deles. Assim os movimentos podem ser melhor explorados e compreendidos.

Este botão permite visualizar os movimentos em diversas velocidades. Note que os movimentos não obedecem a uma escala real, mas sim àquela estabelecida pelo usuário.

Funções do Mouse

  • Botão Esquerdo: com este botão pode-se deslocar (rotação) a imagem do sistema.
  • Botão de rolagem: o programa permite aproximar ou afastar a imagem, bastando para isso girar este botão.

Resultados

Os resultados são mostrados no canto superior esquerdo da tela.

Tela Cheia

Alguns navegadores possuem o recurso de exibir o programa em tela cheia. Para visualizar o programa nesse modo, utilize a tecla F11 do teclado.

Créditos

Desenvolvimento do Software
Carlos Henrique Veiga, Caio Siqueira da Silva e Cosme Ferreira da Ponte Neto

Identidade Visual
Vanessa Araújo Santos

Colaboradores
Constantino de Mello Motta e João Luiz Kohl Moreira

Endereço eletrônico (daed@on.br)
Repositório Git (https://github.com/csiqueirasilva/ASTRO)

Endereço do Observatório Nacional
Rua General José Cristino, 77 - São Cristóvão
Rio de Janeiro - CEP: 20921-400
Tel(PABX): (21) 3504-9100
www.on.br

© 1987-2015 Todos os direitos reservados ao Observatório Nacional
As informações contidas no software ASTRO não podem ser utilizadas como meio de prova judicial ou extrajudicial tendo em vista tratar-se de um projeto científico com foco nos valores educacionais e pautado em bases de pesquisa.

Sobre

Sistema Horizontal de Coordenadas

O Sistema Horizontal ou altazimutal de coordenadas utiliza como plano fundamental o horizonte. As coordenadas horizontais são azimute e altura.

Azimute (A): é o ângulo medido sobre o horizonte do observador, no sentido horário (Norte-Leste-Sul-Oeste), com origem no Norte geográfico e fim no círculo vertical do astro (). O azimute varia entre 0° e 360°.

Altura (h): é o ângulo medido sobre o círculo vertical do astro, com origem no horizonte do observador e fim no astro (). A altura varia entre -90° e +90°.

O sistema horizontal é um sistema local, ou seja, fixo na Terra. As coordenadas azimute e altura (ou azimute e distância zenital) dependem do lugar e do instante da observação.

Saiba Mais em:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_horizontal_de_coordenadas

Distância Zenital

É o ângulo medido sobre o círculo vertical do astro, com origem no zênite (Z) e fim no astro (). A distância zenital varia entre 0° e 180°.

A Distância Zenital é determinada por: Z= 90°- h

h (altura do astro): é o ângulo medido sobre o círculo vertical do astro (), com origem no horizonte e fim no astro. A altura varia entre -90° e +90°. O complemento da altura se chama Distância Zenital (Z).

Zênite: é o ponto no qual a vertical do lugar (perpendicular ao horizonte) intercepta a esfera celeste, acima da cabeça do observador.

Nadir: é o ponto diametralmente oposto ao Zênite.

Saiba mais em:

http://astro.if.ufrgs.br/coord.htm

Carregando conteúdo (0/0)!

Localizar Cidade

 

Inserir Coordenadas

º ' "
º ' "
º ' "
º ' "
h m s
º ' "
º ' "
º ' "
º ' "
º ' "
º ' "
º ' "