Para obter informações de como utilizar este software, faça um Tour Guiado.
Para exemplificar, usamos as coordenadas de Antares (ascensão reta (α)=16h 29m 25s e declinação (δ)=-26° 25' 55"), estrela gigante vermelha localizada na constelação de Escorpião, 883 vezes maior que o Sol.
O Equador Celeste ou de referência, utilizado neste programa, é o da época 1 de janeiro de 2000 às 12h, também conhecido como J2000.
Permite inserir, para visualizar ou determinar, as Coordenadas Horizontais a partir de outros sistemas de coordenadas: Eclíptico, Equatorial, Galáctico e Supergaláctico.
Ao clicar em algum desses botões a ação é realizada. O botão muda o tom de sua cor quando é acionado. Para fins didáticos e de percepção de cada movimento, pode-se ligar e desligar individualmente cada botão ou fazer uma combinação deles. Assim os movimentos podem ser melhor explorados e compreendidos.
Este botão permite visualizar os movimentos em diversas velocidades. Note que os movimentos não obedecem a uma escala real, mas sim àquela estabelecida pelo usuário.
Os resultados são mostrados no canto superior esquerdo da tela.
Alguns navegadores possuem o recurso de exibir o programa em tela cheia. Para visualizar o programa nesse modo, utilize a tecla F11 do teclado.
O Sistema Horizontal ou altazimutal de coordenadas utiliza como plano fundamental o horizonte. As coordenadas horizontais são azimute e altura.
Azimute (A): é o ângulo medido sobre o horizonte do observador, no sentido horário (Norte-Leste-Sul-Oeste), com origem no Norte geográfico e fim no círculo vertical do astro (). O azimute varia entre 0° e 360°.
Altura (h): é o ângulo medido sobre o círculo vertical do astro, com origem no horizonte do observador e fim no astro (). A altura varia entre -90° e +90°.
O sistema horizontal é um sistema local, ou seja, fixo na Terra. As coordenadas azimute e altura (ou azimute e distância zenital) dependem do lugar e do instante da observação.
É o ângulo medido sobre o círculo vertical do astro, com origem no zênite (Z) e fim no astro (). A distância zenital varia entre 0° e 180°.
h (altura do astro): é o ângulo medido sobre o círculo vertical do astro (), com origem no horizonte e fim no astro. A altura varia entre -90° e +90°. O complemento da altura se chama Distância Zenital (Z).
Zênite: é o ponto no qual a vertical do lugar (perpendicular ao horizonte) intercepta a esfera celeste, acima da cabeça do observador.
Nadir: é o ponto diametralmente oposto ao Zênite.