Para obter informações de como utilizar este software, faça um Tour Guiado.
O aglomerado de Virgem com suas coordenadas (ascensão reta (α)=12h 27m 00s e declinação (δ)=+12° 43' 0"), são usadas para o exemplo desta transformação de coordenadas.
O Equador Celeste ou de referência, utilizado neste programa, é o da época 1 de janeiro de 2000 às 12h, também conhecido como J2000.
Permite inserir, para visualizar ou determinar, as Coordenadas Supergalácticas a partir de outros sistemas de coordenadas: Horizontal, Equatorial, Eclíptico e Galáctico.
Ao clicar no botão "Plano Supergaláctico", o plano de referência ao qual este sistema de coordenadas celestes tem como base é visualizado. Para fins didáticos e de percepção de cada plano, pode-se ligar e desligar individualmente cada botão ou fazer uma combinação deles. Assim a visualização dos planos pode ser melhor compreendida.
Os resultados são mostrados no canto superior esquerdo da tela.
Alguns navegadores possuem o recurso de exibir o programa em tela cheia. Para visualizar o programa nesse modo, utilize a tecla F11 do teclado.
Supergaláticas são coordenadas em um sistema esférico que foi concebido para ter seu equador alinhado com o plano supergalático, uma grande estrutura no universo local formada pela distribuição preferencial de aglomerados de galáxias próximas (como o Aglomerado de Virgem, o Grande Atrator e o Complexo de Superaglomerados PeixesBaleia).
Longitude supergalática (L) e Latitude supergalática (B) são geralmente indicados por SGB e SGL. A origem de contagem da Longitude supergalática é definida pela intersecção do plano supergalático com o plano galáctico.