Para obter informações de como utilizar este software, faça um Tour Guiado.
Dos quatorzes movimentos conhecidos da Terra, os quatro principais podem ser visualizados neste programa. Pode-se acionar um movimento de cada vez ou vários movimentos conjugados para perceber os seus efeitos. Os movimentos não obedecem a uma escala real.
Ao clicar em algum desses botões a ação é realizada. O botão muda o tom de sua cor quando é acionado. Para fins didáticos e de percepção de cada movimento, pode-se ligar e desligar individualmente cada botão ou fazer uma combinação deles. Assim os movimentos podem ser melhor explorados e compreendidos.
Ao clicar no botão Rotação visualiza-se o Movimento de Rotação da Terra. Esta ação define os dias e as noites ao longo das 24hs, convenção de tempo que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do seu próprio eixo.
Ao clicar no botão Translação visualiza-se o Movimento de Translação da Terra. Este movimento define as estações do ano ao longo de 365 dias e 6 horas, período de tempo que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol.
O botão Precessão clicado permite visualizar o Movimento de Precessão do Equinócios. Este movimento é perpendicular ao plano da órbita do Sol (Plano da Eclíptica), é levará cerca de 25.770 anos para realizar uma volta completa.
O botão Nutação aciona o Movimento de Nutação da Terra, que descreve uma figura geométrica cônica no céu. Verifica-se uma pequena oscilação periódica do eixo de rotação da Terra, causada principalmente pela força gravitacional que a Lua exerce sobre o nosso planeta. Portanto, enquanto o movimento de precessão pode ser descrito por uma linha regular, o de nutação faz com que essa linha oscile
Este botão permite visualizar os movimentos em diversas velocidades. Note que os movimentos não obedecem a uma escala real, mas sim àquela estabelecida pelo usuário.
Alguns navegadores possuem o recurso de exibir o programa em tela cheia. Para visualizar o programa nesse modo, utilize a tecla F11 do teclado.
Os movimentos da Terra mais conhecidos popularmente e estudados no ensino fundamental, são os de translação (em torno do Sol) e de rotação (em torno do seu próprio eixo). Mas existe outros dois importantes movimentos: Precessão dos Equinócios e Nutação.
O movimento de Precessão recebe esse nome porque antecipa o momento em que ocorrem os equinócios do outono e da primavera, períodos quando o número de horas do dia é igual ao número de horas da noite. Assim, a cada ano, os instantes dos equinócios são antecipados em 20 minutos. Em dois mil anos, por exemplo, teremos um mês de diferença na ocorrência dos equinócios. O movimento de precessão é perpendicular ao plano da órbita do Sol (Plano da Eclíptica), é levará cerca de 25.770 anos para realizar uma volta completa.
Os dois equinócios anuais ocorrem quando o Sol cruza o equador celeste. Uma das consequências da Precessão é o fato dos polos não apontarem sempre para o mesmo ponto do céu.
O movimento de precessão não tem qualquer influência sobre as estações do ano. No entanto, do ponto de vista astronômico, tem grande relevância, uma vez que, atualmente, os equinócios acontecem quando o Sol está aparentemente se deslocando sobre a constelação de Áries. Porém, na antiguidade, ele teria realizado seu movimento sobre a constelação de Peixes.
Associado ao movimento de Precessão, o movimento de Nutação descreve uma figura geométrica cônica no céu. A Nutação é uma pequena oscilação periódica do eixo de rotação da Terra com um ciclo de 18,6 anos. Ela é causada pela força gravitacional que a Lua exerce sobre a Terra. Portanto, enquanto a precessão pode ser descrita como se fosse uma linha regular, a Nutação faz com que essa linha oscile.
Diz-se, então, que a Nutação é a componente de pequeno período da Precessão. Foi James Bradley (1693-1762) que em 1728 encontrou o efeito da Nutação enquanto trabalhava na sua pesquisa sobre a determinação precisa de coordenadas celestes de um conjunto de estrelas.