Para obter informações de como utilizar este software, faça um Tour Guiado.
O programa permite ao usuário experimentar ângulos bem diferentes do intervalo de variação máxima da Obliquidade da Eclíptica (ε) que é entre 22,1° e 24,5°. É uma provocação à reflexão. Por exemplo, como seriam as estações do ano na Terra se ε fosse muito maior ou muito menor que o valor médio da Obliquidade da Eclíptica, que é de 23,4°.
Permite alterar a Obliquidade da Eclíptica para um valor entre 0° e 360°.
Ao clicar em algum desses botões a ação é realizada. O botão muda o tom de sua cor quando é acionado. Para fins didáticos e de percepção de cada movimento, pode-se ligar e desligar individualmente cada botão ou fazer uma combinação deles. Assim os movimentos podem ser melhor explorados e compreendidos.
Este botão permite visualizar os movimentos em diversas velocidades. Note que os movimentos não obedecem a uma escala real, mas sim àquela estabelecida pelo usuário.
Os resultados são mostrados no canto superior esquerdo da tela.
Alguns navegadores possuem o recurso de exibir o programa em tela cheia. Para visualizar o programa nesse modo, utilize a tecla F11 do teclado.
Define-se o plano da eclíptica como sendo a trajetória aparente do Sol na esfera celeste. A eclíptica possui uma obliquidade (ε) em relação ao Equador Celeste. A obliquidade da eclíptica é um ângulo que varia de 22,1° a 24,5°, em torno do valor médio de 23,4° com um período da ordem de 41 mil anos, conhecido como o ciclo de Milankovitch.
Portanto, a obliquidade da eclíptica é o ângulo formado entre o plano do equador celeste e o plano da órbita do Sol (Eclíptica). O ponto de interseção entre esses dois planos é chamado de Ponto Vernal ou Ponto de Áries ou Ponto Gama (γ).
O Equador Celeste ou de referência, utilizado neste programa, é o da época 1 de janeiro de 2000 às 12h, também conhecido como J2000.