Bem-Vindo ao ASTRO

Para obter informações de como utilizar este software, faça um Tour Guiado.

Dicas de Uso

O programa permite ao usuário experimentar ângulos bem diferentes do intervalo de variação máxima da Obliquidade da Eclíptica (ε) que é entre 22,1° e 24,5°. É uma provocação à reflexão. Por exemplo, como seriam as estações do ano na Terra se ε fosse muito maior ou muito menor que o valor médio da Obliquidade da Eclíptica, que é de 23,4°.

Botões de Tela

Permite alterar a Obliquidade da Eclíptica para um valor entre 0° e 360°.

Ao clicar em algum desses botões a ação é realizada. O botão muda o tom de sua cor quando é acionado. Para fins didáticos e de percepção de cada movimento, pode-se ligar e desligar individualmente cada botão ou fazer uma combinação deles. Assim os movimentos podem ser melhor explorados e compreendidos.

Este botão permite visualizar os movimentos em diversas velocidades. Note que os movimentos não obedecem a uma escala real, mas sim àquela estabelecida pelo usuário.

Funções do Mouse

  • Botão Esquerdo: com este botão pode-se deslocar (rotação) a imagem do sistema.
  • Botão de rolagem: o programa permite aproximar ou afastar a imagem, bastando para isso girar este botão.

Resultados

Os resultados são mostrados no canto superior esquerdo da tela.

Tela Cheia

Alguns navegadores possuem o recurso de exibir o programa em tela cheia. Para visualizar o programa nesse modo, utilize a tecla F11 do teclado.

Créditos

Desenvolvimento do Software
Carlos Henrique Veiga, Caio Siqueira da Silva e Cosme Ferreira da Ponte Neto

Identidade Visual
Vanessa Araújo Santos

Colaboradores
Constantino de Mello Motta e João Luiz Kohl Moreira

Endereço eletrônico (daed@on.br)
Repositório Git (https://github.com/csiqueirasilva/ASTRO)

Endereço do Observatório Nacional
Rua General José Cristino, 77 - São Cristóvão
Rio de Janeiro - CEP: 20921-400
Tel(PABX): (21) 3504-9100
www.on.br

© 1987-2015 Todos os direitos reservados ao Observatório Nacional
As informações contidas no software ASTRO não podem ser utilizadas como meio de prova judicial ou extrajudicial tendo em vista tratar-se de um projeto científico com foco nos valores educacionais e pautado em bases de pesquisa.

Sobre

Obliquidade da Eclíptica

Define-se o plano da eclíptica como sendo a trajetória aparente do Sol na esfera celeste. A eclíptica possui uma obliquidade (ε) em relação ao Equador Celeste. A obliquidade da eclíptica é um ângulo que varia de 22,1° a 24,5°, em torno do valor médio de 23,4° com um período da ordem de 41 mil anos, conhecido como o ciclo de Milankovitch.

Portanto, a obliquidade da eclíptica é o ângulo formado entre o plano do equador celeste e o plano da órbita do Sol (Eclíptica). O ponto de interseção entre esses dois planos é chamado de Ponto Vernal ou Ponto de Áries ou Ponto Gama (γ).

O Equador Celeste ou de referência, utilizado neste programa, é o da época 1 de janeiro de 2000 às 12h, também conhecido como J2000.

Saiba Mais em:

http://astro.if.ufrgs.br/tempo/mas.htm

Carregando conteúdo (0/0)!

Localizar Cidade

 

Alterar Obliquidade

º ' "